Olá, Dentista! Você já sabe que para um clínica odontológica, divulgar os seus serviços pode se tornar um trabalho complicado. Isso porque se trata da saúde das pessoas e o CRO se prontifica a cuidar da comunicação de maneira rigorosa.
Com a nossa experiência com clínicas odontológicas em todo o Brasil, nós sabemos o que pode e o que não pode ser comunicado.
As normativas e aprovações referentes aos materiais publicitários variam de acordo com o Conselho Regional de Odontologia de cada estado. O que é permitido em alguns, pode não ser a melhor opção para o outros. Então é necessário estar sempre consciente do que o CRO do seu estado permite.
Pra facilitar sua pesquisa, separamos algumas dicas que servem como base para os CROs de todos os estados:
O QUE É PROIBIDO?
É proibido pelo CRO, por exemplo, que você incite as pessoas a dizerem que querem um tratamento odontológico. Isso é considerado “aliciamento de clientes por meio de publicidade”. Incitar as pessoas a utilizarem os serviços odontológicos é visto como sugerir que a pessoa precise se tratar de algo sem passar por uma avaliação prévia.
Você oferece uma avaliação gratuita? Cuidado! Você não pode divulgar essa informação nas redes sociais, em peças de publicidade e nem mesmo via telefone!
Materiais “Antes e Depois”: são materiais bloqueados pelas políticas do CRO, pois podem criar um “ideal de beleza” necessário. Além disso, são vistos como conteúdos que podem levar o usuário a crer que todo o procedimento realizado terá a imagem em questão como resultado.
Promoções e condições especiais: Infelizmente você já deve riscá-las de suas listas de futuras ações. Os principais alvos da fiscalização do CRO são em relação às promoções, que acabam dando ao segmento da odontologia uma cara de varejo.
O QUE VOCÊ PODE?
Aqui na QuatroSete, nós entendemos e respeitamos o trabalho do CRO e não vemos obstáculos nessas limitações.
Publicações institucionais sobre sua clínica, sua equipe de dentistas e demais profissionais, assim como de seu leque de serviços são muito bem vindos! Afinal, seus seguidores se sentem muito mais seguros quando vêem o ambiente que as espera, bem como os profissionais responsáveis pelos tratamentos.
Foque no conteúdo: apresente dicas e curiosidades sobre a saúde bucal e procedimentos odontológicos. Dessa forma, você gera relevância e autoridade no assunto, tornando sua clínica uma referência no segmento Odontológico.
Aposte na interação: tente se comunicar com os seus seguidores, criando uma interatividade entre suas publicações e seus seguidores. As hashtags são ótimas aliadas nesse momento. E nunca se esqueça: após uma interação via comentário, você terá a abertura perfeita para se comunicar com seu seguidor via inbox.
O QUE É OBRIGATÓRIO
Segundo o CRO, todo material publicitário deve conter 04 itens presentes em suas imagens:
- Cidade da Clínica
- CLM da Clínica
- Responsável Técnico da Clínica
- CRO do Responsável técnico da Clínica
Sem essas informações presentes em seus materiais, eles estarão passíveis de serem advertidos pelo CRO!
Agora que você sabe mais sobre as exigências de marketing do CRO, está na hora de começar a divulgar os trabalhos da sua clínica com uma das agência pioneiras na Prospecção Digital!
Vem falar com a gente pelo Whatsapp que podemos te mostrar na prática como funciona o nosso trabalho de marketing para dentistas.