Para não restar dúvidas diferenciamos o que é SEO (Search Engine Optimization) e o queridinho do Google, os anúncios no Google Adwords.
Hoje vamos aprender de vez qual a diferença entre esses dois termos exaustivamente usados nessa “nova era” do marketing empresarial.
Eles não deixam de ser dois caminhos que levam ao mesmo lugar, pois ambos buscam deixar seu site entre os primeiros colocados na pesquisa do GOOGLE (vamos falar de Google, pois é ele que comanda os mecanismos de busca). Seguem abaixo as diferenças:
SEO (Search Engine Optimization)
Busca que essas “posições” sejam adquiridas de maneira orgânica, ou seja, SEM PAGAR O GOOGLE. E leva em conta o conteúdo do site, links externos, disposição dos elementos do site e dezenas de outros parâmetros.
GOOGLE ADWORDS
Busca essas posições de modo PAGO, cruzando uma espécie de leilão de palavras-chave com a qualidade do anúncio, decidindo os primeiros colocados.
Eles não são dispostos da mesma maneira no site do Google, você claramente pode identificar a diferença deles de acordo com as posições e o selinho amarelo “Ads”.
Sendo assim, quando você quiser fazer o SEO do seu site, você vai melhorá-lo em diversos aspectos: conteúdo, reputação na internet, dentre outros. Com isso ele vai aparecer lá em cima no Google. É importante deixar claro que esta é uma medida que leva mais tempo para gerar resultado e demanda mais paciência, pois requer uma mudança de layout/conteúdo e relacionamento com sites referência na área.
Já ADWORDS é resultado pra ontem, mas não é barbada pra saber fazer de maneira correta. Como é pago por clique você pode acabar perdendo bastante dinheiro fazendo pessoas que te desinteressam clicar no site e ir embora, ou gerindo erroneamente as palavras chaves, deixando o CPC (custo por clique) alto demais. Além disso você pode ficar refém do pagamento ao Google eternamente se não fizer o SEO.
Conclusão: os dois são importantes para o sucesso do seu site na internet. O mais indicado é montar uma estratégia para saber qual é o mais importante no momento, e o que deve ser iniciado primeiramente. Se tiver com a BUFUNFA sobrando (que não é pra qualquer um), até pode investir nos dois de cara, mas nunca faça isso sem estar amparado por alguém que realmente entenda do assunto.
Estamos prontos para te ajudar no que for necessário para montar, e orquestrar as suas verbas de mídia, onde te trarão os melhores resultados no menor tempo possível.