Você conhece o seu cliente? Aqui na QuatroSete Propaganda, nós atraímos ele através das redes sociais! O Facebook possui ferramentas ideais para você impactar o público e falar diretamente com quem você precisa.
Tem um público muito grande esperando conhecer a sua empresa nas redes sociais. Mas para que essa estratégia inteligente de captação digital de clientes tenha o máximo de sucesso, a abordagem precisa ser muito cuidadosa.
Essa é uma maneira única de captar clientes. Aqui, você não lança um outdoor ou flyer e espera que alguém com interesse veja e entre em contato. Aqui, o seu cliente é mirado com precisão e alcançado de maneira diferente! Por esse fato, ele já se torna um tipo diferente de cliente.
Com a utilização do Facebook, o cliente do meio digital não estará indo atrás do seu serviço, mas sim o seu serviço estará indo na direção de potenciais clientes. Sendo assim, o convencimento como estratégia de vendas deve ser exemplar.
É importante que você saiba interagir com seus seguidores de maneira que passe todo o profissionalismo e seriedade da sua empresa, pois em vários casos, ele não recebeu nenhuma indicação pessoal da sua clínica. Dessa forma, essa será a primeira impressão do seu potencial cliente com a sua empresa, e você deverá convencê-lo de que ele está prestes a fazer um ótimo negócio.
Esse convencimento irá acontecer depois da manifestação do interesse dos usuários no Facebook. O caminho para o sucesso é apresentar todos os benefícios da sua empresa para o usuário se tornar um cliente. Durante esse contato, é indicado você tentar conseguir o número de WhatsApp, telefone residencial ou celular, para obter um contato direto e pessoal.
Após o recebimento dessa informação, você já sabe do nível de seriedade do paciente em relação ao seus serviços. Agora é só ligar parra ele e convencê-lo a se tornar um cliente (Dê prioridade, sempre, à ligação! Deixe as conversas via WhatsApp para os últimos casos, onde você não tenha conseguido realizar esse contato via ligação). Para dar um norte ideal às suas ligações, separamos uma fórmula de sucesso para esse contato direto. Confira todas as dicas:
1 – Se apresentar de maneira alegre e cordial.
Ex: “Alô, bom dia. Meu nome é (nome do atendente), eu falo em nome da ( nome da empresa) Tudo bem?
2 – Breve explicação da empresa
É normal o cliente ficar desconfiado, afinal esse tipo de serviço é uma novidade, por isso é importante apresentar a empresa, assim como seu tamanho e breve história. Ex: “A (empresa) está há (nº) anos no mercado, possui (nº) franquias pelo Brasil. Aqui em (cidade da empresa) nós ficamos perto de (referência como ‘perto do shopping’), sabe?
3 – Lembrar da ação da pessoa interessada
Ex: “Então, nós percebemos o seu interesse em um de nossos posts você se recorda?”
4 – Confirmar os serviços que ela mostrou interesse
Ex: “Você mostrou interesse em um post sobre (tema do post), seria isso mesmo?” Se não for, perguntar sobre qual serviço da clínica a pessoa teria interesse.
5 – Convencer a pessoa em se tornar seu cliente (Vender seu peixe)
Você já sabe que a pessoa tem interesse suficiente para deixar seu número pessoal com você, agora é só mostrar que a sua clínica é a opção certa para essa pessoa!
6 – Lembrar a pessoa que o horário está reservado para ela
Lembrar de que esse é um compromisso, para não faltar! Afinal, você vai reservar um horário especial para essa pessoa.
Desse jeito, você tem uma forma padrão de comunicação eficiente que apresenta a seriedade da sua empresa, com a cordialidade e simpatia que o consumidor exige. Tudo isso projetado de maneira inteligente para otimizar o seu tempo na hora das ligações.
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